INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINAS GRATUITAS NA BDB

A BIBLIOTECA DEMONSTRATIVA DE BRASÍLIA, em parceria com o Espaço cultural Zumbi dos Palmares, por meio do NÚCLEO DE LITERATURA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, promove, no período de 1º de junho a 13 de julho, as seguintes oficinas GRATUITAS ministradas pelos professores Marco Antunes e Isolda Marinho. Inscrições e informações pelos telefones 3244-3015 e 3443-0852.

Oficinas ministradas pelo professor MARCO ANTUNES:

CLUBE DE LEITURA

Horário: Quartas-feiras, das 10h10 às 11h

Leitura comentada com debates e análises das personagens, da época e das características de três obras de Machado de Assis: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Coletânea de Contos.

REDAÇÃO, TEORIA E PRÁTICA DO CONTO

Horário: quartas-feiras, das 11h10 às 12h

Reunião de pessoas que desejam ler, aprender e praticar literatura para, em grupo, participarem de uma série de atividades que estimulam a criatividade literária e geral do indivíduo, mesmo os que não pretendem produzir textos literários. Exercitar a criatividade e aprender novos temas e técnicas para auxiliar na melhor fruição da leitura.

FILOSOFIA DO I CHING:

Horário: Quarta-feira das 12h10 às 13h

Análise das belas metáforas deste clássico literário milenar e apresentação das grandes linhas temáticas do I Ching, para utilização das estratégias do livro de mutações na vida pessoal, espiritual e no trabalho.

Oficinas ministradas pela professora ISOLDA MARINHO

DANÇAS CIRCULARES

Horário: Segundas-feiras, das 15h às 15h50

Atividade de dança em grupo que favorece o desenvolvimento da consciência corporal, a coordenação motora e a musicalidade. Tem como foco a vivência da cooperação, do sentimento fraterno, da espontaneidade e da alegria. Excelente instrumento para crescimento pessoal, oferece aplicações nas áreas de arte-educação, recursos humanos, saúde e desenvolvimento de habilidades que favoreçam o trabalho em equipe. O ato de dançar em círculo motiva o indivíduo a se organizar como membro de uma sociedade e a compreender as transformações do mundo, da realidade e de seu próprio ser, ajudando no reconhecimento de si mesmo como parte do todo. A dança educa o corpo para a vida em comunidade.

JOGOS COOPERATIVOS:

Horário: Segundas-feiras, das 16h às 16h50

Exercícios de convivência que proporcionam o resgate do nosso potencial para vivermos juntos, aperfeiçoando nossas habilidades de relacionamento, com uma proposta de difusão da ética da cooperação, mais importante que a competição excerbada dos dias de hoje. Realizados em grupo, desenvolvem competências humanas necessárias para a melhoria da qualidade de vida atual e para a vida das futuras gerações. Promovem ações e relações educativas, capazes de contribuir para diminuir as barreiras e estreitar as distâncias que têm separado pessoas, grupos, sociedades e nações.

Atenciosamente,
Maria da Conceição Moreira Salles
Coordenadora da Biblioteca Demonstrativa de Brasília