Convite

Brasília, 18 de agosto de 2010

Prezados(as)  Prefeitos(as), Síndicos(as) e  Moradores

As eleições para governador e deputados no Distrito Federal se aproximam. As campanhas estão repletas de promessas. Muitas impossíveis de serem concretizadas, principalmente por falta de estabelecer prioridades no orçamento empenhado pelo GDF e cobrança da sociedade. Desta vez, queremos a certeza de que nossas reivindicações serão cumpridas.

Com relação a Brasília, Capital do País,  temos muitos problemas que precisam de soluções de curto, médio e longo prazo.  As pressões na Capital, de ordem econômica e social, são enormes, comprometendo o trânsito, sobrecarregando a infraestrutura e equipamentos urbanos do Plano Piloto.

Do ponto de vista de quem habita as quadras e superquadras, a cidade está abandonada. As calçadas públicas são o retrato do descaso, da omissão, do despreparo das autoridades para lidar com essa questão. Ficamos entregues aos puxadinhos, que se proliferam em direção à escala bucólica, junto com comércios barulhentos e que teimam em desconhecer leis.  Os gramados estão em péssimo estado. A segurança – que depende diretamente da geração de emprego no Distrito Federal e Entorno – fica restrita as “casinhas verdes” com policiais, que além de caras, se mostraram ineficientes para os objetivos a que se propuseram.  O sistema de fiscalização não é eficiente o bastante para evitar os fatos que acabam como consumados. A saúde está um caos.

O Instituto Histórico e Geográfico do DF – IHGDF promoverá mais um debate com os candidatos a governador no dia  21 de setembro de 2010, a partir das 19h.

Preliminarmente, no dia 31 de agosto, terça-feira, a partir das 18h30, também no Instituto, haverá mais um encontro da comunidade, onde juntos poderemos definir o que desejamos apresentar a esses candidatos para o próximo governo. Considerando que em ciência política, uma das definições de política pública é “o que o governo faz ou não faz”, queremos que o próximo governo eleito FAÇA aquilo que nós, lideranças e moradores, estabelecermos como prioridades, dentro da arrecadação de receita do GDF. E, não podemos esquecer, que isso somente é possível com o pagamento de nossos impostos.

A idéia do encontro no IHGDF é elencar as prioridades, as quais serão posteriormente apresentadas aos candidatos ao governo do DF para que assinem esse compromisso conosco, uma vez que ele será registrado em cartório. Outras cidades, no Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte estão trabalhando nessa linha. Assim, como Nova York, Paris, Berlim, entre outras, já adotam essa postura do COMPROMISSO dos futuros governantes, inclusive com estabelecimento de METAS.

Sabemos que existem outros problemas que devem ser abordados e trazidos aos candidatos a cargos públicos. Mas, principalmente, resolvidos em definitivo. Por isso contamos com você para nos ajudar nessa empreitada. Estimulem a presença de seus síndicos e moradores.

Atenciosamente,

Heliete Ribeiro Bastos                                                   Raphael Rios

Conselho Comunitário da Asa Sul                     Conselho Comunitário da Asa Norte