Convite

A Biblioteca Demonstrativa de Brasília, ainda comemorando os 50 anos de Brasília e por isso, convida V.Sa. e família para uma Mostra de Filmes da cineasta Maria Coeli que promoverá, a partir do dia 20 de setembro (2ª feira) às 19h30, com entrada franca no auditório da Biblioteca(Av. W3 Sul EQ 506/507). Na primeira exibição, serão apresentados os filmes “A história do Núcleo Bandeirante” e “A história de Brazlândia”.

A indicação de faixa etária para o evento é livre.

Os filmes “A história do Núcleo Bandeirante” e “A história de Brazlândia” fizeram parte de um projeto da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal chamado “Raízes”, desenvolvido entre 1982 e 1983, no Núcleo de Tecnologia dessa secretaria. O objetivo do projeto era mostrar aos estudantes da rede pública o surgimento e o desenvolvimento dessas cidades.

Em “A história do Núcleo Bandeirante“ a narrativa inicia-se com um preâmbulo sobre as dificuldades encontradas pelo então Presidente JK para a construção de Brasília. O filme baseia-se nas reuniões das associações de moradores da cidade que desejavam manter a estrutura original da cidade. O deputado Breno da Silveira (PSB-RJ) sugeriu a solução de criar uma personalidade para a  Cidade Livre e como amigo de Jango Goulart foi até ele e conseguiu o ato de criação da primeira cidade satélite do Distrito Federal.

“A história de Brazlândia” é resultado de uma coleta da história oral de seus pioneiros. Eles próprios não tinham a noção de terem construído a cidade. Brazlândia é mais antiga do que Brasília e situa-se na estrada que liga Formosa e Anápolis. Era um ponto de parada da “jardineira” para os viajantes. Brazlândia fazia parte do município de Luziânia, onde criavam gado e produziam leite, um povo de vocação agrária.

Maria Coeli veio de Belo Horizonte para Brasília com 17 anos e aqui descobriu sua vocação. Veio para estudar Arquitetura mas formou-se em Comunicação Social e Educação Artística. Dedica-se à educação, cultura, cinema, teatro, poesia, pintura e escultura no Distrito Federal.

Maiores informações pelo telefone 3244-3015.

Contamos com sua presença!

Maria da Conceição Moreira Salles

Coordenadora

Biblioteca Demonstrativa de Brasília