Responsabilidade Social

 

Divulgação
 

De barco, avião, carro e até a pé. É dessa forma que a dentista Cristiane Macêdo de Santana tem levado atendimento voluntário e gratuito para os lugares mais distantes e sem acesso a saúde básica, como aldeias indígenas, povos ribeirinhos e comunidades carentes. Há três anos ela fechou seu consultório particular para realizar um projeto social, que já beneficiou pessoas do Brasil e do exterior com procedimentos simples, como informações sobre higiene e até prevenção de câncer bucal.

Com disposição e improvisação, Cristiane Macêdo não poupa esforços para prestar os serviços odontológicos – até em praças públicas a dentista já atuou. No Brasil, ela já passou pela região nordeste, pelo Amazonas, Goiás, Rondônia, entre outras tantas localidades, beneficiando a população com distribuição de escovas, aplicação de flúor, restaurações e extrações.

Fora do país, ela já passou pelo Paraguai, Estados Unidos, China e Tibet, com atendimento em vilarejos carentes, orfanatos para crianças com deficiências físicas e mentais. Na cidade de Kunming, na China, por exemplo, o trabalho foi feito com pessoas queimadas e com deficientes. Nos EUA, ela ganhou um consultório dentário móvel para levar o atendimento aos locais mais distantes.

Mas Cristiane não pretende parar por aí. O próximo passo da dentista é levar o projeto à África, Moçambique ou Guiné-Bissau, onde praticamente não existe dentista e médico. “Nessas localidades é necessário atravessar a fronteira até outro país para se conseguir atendimento”, explica. “Sonho em conseguir um barco-hospital para atendimento nos rios do Amazonas ou um trailler para ir ao Nordeste, onde já trabalhei”, destaca.

Pela ação, Cristiane Macêdo ganhou o Prêmio Mabe Mulher Cidadã 2008, que homenageou cinco brasileiras responsáveis por ações exemplares de cidadania. A escolha das vencedoras foi feita por um júri composto pelo curador do prêmio e responsável pelo Instituto A Voz do Cidadão, Jorge Maranhão, pelo diretor de marketing da Mabe Eletrodomésticos, João Sérgio Dias Ramos e por mais três jornalistas convidadas, entre elas a diretora de redação do site www.responsabilidadesocial.com, Daniela Guima.

“Tenho encorajado outros dentistas, médicos e profissionais a se envolverem com voluntariado. Minha satisfação é ajudar a quem necessita e mobilizar outros a fazerem o mesmo, e espero ter saúde e recursos para continuar a fazer esse trabalho no Brasil e no mundo”, completa.

Cynthia Ribeiro

 
Mais informações no link:                                          http://www.responsabilidadesocial.com:80/article/article_view.php?=645