Release – Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue

 

Reconhecimento e Gratidão. Esses são os sentimentos que a motivam a FHB a comemorar o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, nesta terça, 16, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, às 16h.

Neste ano, a FHB tem muito a festejar. Além de comemorar o Dia Mundial do Doador Voluntário, o Hemocentro, também, realizará o III Encontro dos Doadores de Sangue do Clube 25. Um projeto pioneiro no país, que tem como objetivo incentivar doadores com menos de 25 anos a se tornaram doadores voluntários e fidelizados – aqueles que doam espontaneamente pelo menos duas vezes por ano.

Na solenidade, serão homenageados doadores com 20,15,10 e 05 doações, pela prática constante da solidariedade. A Coordenação de Juventude do GDF participará do evento com o projeto Música no Sangue. A harmonia musical, também, ficará por conta dos servidores músicos da FHB e da Associação dos Músicos e Artistas Populares do DF e Entorno – ASMAP/DF-E.

No Hemocentro de Brasília, cerca de 54% dos doadores são jovens, e muitos deles participam ativamente com as Campanhas de doação de sangue. A exemplo dessa fidelização foi a participação de 64 jovens, no Iº Treinamento do Clube 25 para Multiplicadores de Informação sobre Doação de Sangue, realizado no último mês de maio. Essa participação da juventude é o reflexo do projeto Hemocentro nas Escolas, que tem como objetivo orientar os estudantes, do ensino médio, sobre as informações da doação voluntária de sangue.

Desde 1991 em se tornou fundação, o Hemocentro vem trabalhando em prol da melhoria da qualidade dos serviços prestados, utilizando novas tecnologias em equipamentos disponíveis no mercado, capacitando os servidores com cursos e treinamentos sobre as recentes descobertas científicas de coleta, processamento e distribuição de sangue e hemoderivados.

Em trinta anos de existência, a FHB vem contribuindo, significativamente, na política nacional de hematologia e hemoterapia. Em maio deste, participou ativamente do primeiro transplante de coração realizado no DF, em que disponibilizou 50 bolsas de sangue e plasma à paciente. Devido à participação da população solidária do DF e do trabalho ostensivo da Equipe de profissionais da FHB, não falta sangue seguro e de qualidade aos pacientes da Rede Pública e conveniados.

Segundo o Ministério da Saúde, o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue foi criado para motivar e sensibilizar as pessoas quanto à importância da doação de sangue altruísta – para ajudar os que precisam de transfusões.

SEGUE A NOSSA PROGRAMAÇÃO:

 

14 DE JUNHO

DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

HOMENAGEM AOS MEMBROS DO CLUBE 25

Data: 16 de junho de 2009

Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães

Espaço Águas Claras  

PROGRAMAÇÃO:

16h00min Credenciamento

Duo Musical – Paulinho Sá & Watson Lacerda

16h15minAbertura

Maria de Fátima Brito Portela

Diretora Presidente da Fundação Hemocentro de Brasília 

16h30minMinistério da Saúde

Guilherme Genovês 

Coordenador da Política Nacional do Sangue/MS

16h45minSecretário de Estado de Saúde do Distrito Federal

Augusto Silveira de Carvalho

17h00minHomenagem ao doador com 20 doações

Entrega de Troféu pelo Secretário de Saúde e

Certificado e de Honra ao Mérito pelo Deputado

Distrital Cláudio Abrantes

17h15min – Homenagem aos doadores com 20,15,10 e 05 doações.

17h30min – Apresentação musical – Banda Muros Pop Rock

18h00min – Coquetel de encerramento

CONTATO: 9275 8274 – 3327 4458 (Claudete Nascimento)