Hemocentro está com baixo estoque e precisa de sangue: 58 mil são doadores

Diariamente, cerca de 250 pessoas vão a Fundação Hemocentro de Brasília doar sangue. No período de férias, no entanto, cai para menos de 150.

Com as férias de janeiro e as festas de fim de ano, a Fundação Hemocentro de Brasília fica com o estoque de sangue baixo. No Distrito Federal, 2% da população é doadora, o que corresponde a aproximadamente 58 mil pessoas. Nesse período, parte dos brasilienses viajam, mas a demandas nos hospitais continuam as mesmas e as vezes até aumentam em razão dos acidentes nas estradas. Diariamente, cerca de 250 pessoas vão ao Hemocentro doar sangue. Nesse período, no entanto, cai para menos de 150.

Em novembro de 2015, a Semana Nacional do Doador de Sangue bateu recorde com uma média de 500 doações por dia, segundo a médica e gerente do ciclo de doação de sangue do Hemocentro, Elyse Carvallho. Ela ressalta que a boa procura de voluntários trouxe estabilização para o estoque. Mas, a médica alerta para o prazo de validade das bolsas. “É importante que as pessoas não deixem de doar, porque tudo depende do homocomponente. O que tem menor validade são as plaquetas, que duram até cinco dias”, explica.

A ação dura, em média, 50 minutos. Uma pessoa adulta possui, em média, cinco litros de sangue no corpo e a cada doação são retirados, no máximo, 450 ml. Uma bolsa pode ajudar de quatro a sete pessoas quando a contribuição é voluntária, ou seja, quando é espontânea sem vínculo com uma causa ou pessoa específica.

A médica ressalta a importância da fidelização dos doadores. “É bom a população ter conhecimento do ato. Não é só vir nesse período que estamos precisando, mas vir continuamente”, destaca.

Requisitos e condições para doar sangue
– Gozar de boa saúde (avaliação médica no Hemocentro);
– Estar alimentado (Clique aqui e verifique alimentação necessária);
– Não estar em uso de medicamentos;
– Ter entre 16 a 69 anos de idade (16 e 17 anos, mediante consentimento formal do responsável legal). (Clique aqui e verifique o formulário de Autorização);
– Pesar acima de 50 quilos (descontar o vestuário);
– Apresentar documento oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Os documentos aceitos são: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Não serão aceitos crachás funcionais e carteiras estudantis;

– Ter dormido pelo menos 06 horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
– Não praticar exercícios físicos nas 12 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
– Não ter se submetido à endoscopia há 6 meses;
– Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses;
– Evitar fumar 02 horas antes da doação

Onde doar:
A doação pode ser realizada na Fundação Hemocentro de Brasília, localizada no Setor Médico Hospitalar Norte, auadra 03, conjunto A, Bloco 03 – Asa Norte;
Funcionamento: de segunda-feira a sábado, de 7h às 18h.
Agendamento de doações:
Disque 160 – opção 2
Informações:
Disque 160, opção 2, ou (61) 3327-4424
Fonte: Fundação Hemocentro de Brasília
Com informações de Júlia Campos.

Site:www.correiobraziliense.com.br