Deputados vão discutir Lei de Execução Penal em seminário

06/08/2009 18h06
Deputados vão discutir Lei de Execução Penal em seminário
A Comissão de Legislação Participativa vai realizar seminário em conjunto com as comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Direitos Humanos e Minorias para tratar da Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84) e o Sistema Penitenciário Brasileiro. O seminário 25 Anos da Lei de Execução Penal e o Sistema Penitenciário Brasileiro será realizado na próxima terça-feira (11), às 8 horas, no plenário 2.

O requerimento sobre o evento foi apresentado pelos deputados Pedro Wilson (PT-GO) e Luiza Erundina (PSB-SP) e aprovado nesta quarta-feira (5).

Para os parlamentares, desde que a lei entrou em vigor, o sistema carcerário brasileiro se deteriorou. “É praticamente uma utopia pensar na ressocialização do preso”, assinalou Erundina.

Para o deputado Pedro Wilson, o não cumprimento das leis penais pune o condenado duas vezes, e também a sociedade que financia, com pagamento de impostos, a estruturação de um sistema que não atinge os objetivos. “Essa parte da população é, no mínimo, triplamente vítima. Vítima do medo, do crime e também da ineficiência de seus representantes junto aos poderes instituídos.”

Temas e convidados
Estão previstos debates sobre a responsabilidade da comunidade jurídica pelo caos do sistema carcerário e a execução penal e o direito à cidadania carcerária.

Foram convidados para o seminário o ministro da Justiça, Tarso Genro; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes; o ministro-corregedor do Conselho Nacional de Justiça, Gilson Langaro Dipp; o promotor de Justiça do Estado de São Paulo e presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, José Carlos Cosenzo; o defensor público do Estado do Rio de Janeiro e presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, André Luiz Machado de Castro; o secretário-geral adjunto do Conselho Federal da OAB, Alberto Zacharias Toron; e o coordenador nacional de Pastoral Carcerária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Gunther Alois Zgubic.

Veja a programação do evento

Notícias relacionadas:
Segurança Pública aumenta comitiva da inspeção mensal às prisões
Projeto pune juiz e promotor que ignorarem direitos de presos

Da Redação/ RCA
Colaboração – Laís Braz

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara’)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br